Eu sempre tive o desejo de estudar inglês fora do país, mas durante minha juventude, isso era muito caro e só os muito ricos podiam investir num curso no exterior, pois não havia as facilidades do mundo moderno, como cartões de crédito e internet.
Com a coragem advinda das viagens que eu já havia feito, e graças ao meu trabalho que me proporcionava condições financeiras para tal, em 2012 comecei a pesquisar cursos de inglês nos EUA. Apesar de ter dois sobrinhos morando lá, eu queria justamente ir para longe deles, a fim de ficar completamente sem ninguém por perto que falasse português. Então, comecei a pesquisar sobre cursos de curta duração - infelizmente, eu não tinha disponibilidade para passar muito mais do que um mês fora - e descobri o Programa STEP na Universidade de Washington, em Seattle. Fiquei radiante, pois meu irmão já havia ido a Seattle a trabalho, há muito tempo, e ele sempre falava com carinho dessa cidade. Eu já havia assistido a vários filmes rodados lá e, além disso, eu queria visitar a cidade de Forks, no mesmo Estado, por causa da história dos vampiros da série Twilight. Como o curso de inglês durava 3 semanas, eu teria mais uma para visitar Forks e ainda poderia fazer um bate e volta à Colúmbia Britânica, no Canadá. Então, com os planos decididos, apliquei para o curso, paguei também pela hospedagem em quarto individual dentro do prédio da Universidade e planejei toda a viagem restante.
Fiquei mais ansiosa do que o normal com essa viagem, pois eu iria ficar completamente sozinha, com a comunicação toda em inglês e eu estava longe de ser fluente (e ainda estou).
Na imigração, fui muito bem acolhida. Assim que cheguei no campus, fiquei maravilhada com a estrutura, a
organização, a beleza e a natureza do local. Grandes gramados, com bancos,
árvores e muito espaço para caminhada, na companhia de esquilos e corvos. O
prédio onde eu morei era moderno e dentro do meu apartamento tinha uma sala,
varanda, um enorme banheiro comunitário e 4 quartos. Os colegas do curso eram
todos asiáticos, grande maioria chineses e coreanos, sendo pouquíssimos japoneses. Quase todos viajavam em grupo e fiz logo amizade com uma menina japonesa que também estava sozinha. O
curso foi realizado nas 3 primeiras semanas do mês de agosto e no primeiro dia
fizemos um teste preliminar para sabermos em qual nível entraríamos. Fiquei surpresa por ter sido avaliada para estudar com a turma mais avançada. Na verdade, fiquei admirada com a minha capacidade de me comunicar e de entender a professora e os colegas. A professora era russa e muito simpática. As aulas eram todas as manhãs e duas vezes por semana, no período da tarde, íamos visitar pontos turísticos de Seattle com profissionais da Universidade. O restante das tardes eram livres. Eu frequentava a linda Biblioteca para fazer as lições e ler (fiquei apaixonada pelo prédio, que lembra muito as salas de Hogwarts). Em algumas tardes, sozinha, fiz passeios pela cidade e aprendi a andar de ônibus. Um dia, juntei-me a um grupo de colegas e fizemos um passeio próximo do Monte Rainier.
Quando acabou o curso, passei uma semana hospedada em Port Angeles e, de lá, visitei Forks e Sequim, cidadezinhas minúsculas e muito charmosas. Passei um dia, ainda, em Vitória, na Colúmbia Britânica, Canadá. O acesso se faz via ferry boat e tem imigração dos dois lados da fronteira. Na ida, foi tudo bem; os canadenses foram muito simpáticos. Já na volta, o policial da imigração implicou comigo, questionando o porquê de eu ter ido para o Canadá e querer retornar aos EUA. Tive de abrir a bolsa, mostrar documentos e, depois de muitas caretas, ele deixou-me passar. Essa foi a única vez que me estressei em imigração durante minhas viagens.
Esta viagem foi uma das mais intensas e corajosas que fiz. Eu sei que, se tivesse ficado mais tempo, teria melhorado muito minha fluência na língua inglesa. Ao final das férias, eu me comunicava com bem mais facilidade. O mais importante de tudo isso é que, mais do que realizar um desejo antigo, ganhei maior confiança em mim mesma.
Link do Programa da Universidade: https://www.ielp.uw.edu/programs/short-programs/language-culture-step/overview/
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